Cervejaria Hofbräuhaus - Parada obrigatória em Munique
- 11 de jul. de 2019
- 5 min de leitura
Atualizado: 20 de ago.
Se você vai visitar Munique, não pode deixar de conhecer a Hofbräuhaus, a cervejaria mais famosa do mundo. Para nós, ela representa a verdadeira essência da Baviera: música, comida típica, cultura, história e, claro, muita cerveja!
Nós já sabíamos que seria parada obrigatória no nosso roteiro, mas gostamos tanto que acabamos voltando todos os dias. E já adianto: vale cada visita

Um pouco da história
Apesar de não ser a cervejaria mais antiga do mundo a Hofbräuhaus é cheia de História. Fundada em 1589 pelo Duque William V da Baviera durante muito tempo foi destinada apenas para o consumo da realeza, sendo aberta ao público em 1828, tornando-se o centro da vida pública e política de Munique. A cervejaria foi palco de importantes (e ruins) decisões para a história da humanidade, contando com a presença de Lenin e Hitler. A cervejaria ficou completamente destruída durante os bombardeios de 1945 e vários anos depois, em 1958, foi inaugurada a construção atual.
Atualmente a Cervejaria é o local mais animado que você pode visitar em Munique. A cada dia mais de 35.000 pessoas passam pelos enormes salões da cervejaria, que já se tornou uma das principais atrações turísticas da cidade, unindo tudo que você possa esperar da cultura germânica.
Ambiente alegre e muita Cerveja!
O prédio da Hofbräuhaus, tem vários andares e diferentes ambientes. Logo na entrada, você se depara com o salão principal, onde verá o famoso teto pintado a mão e as mesas enormes e compartilhadas. Não se assuste com a ideia de compartilhar a mesa, aproveite para fazer amizade com pessoas de todos os lugares do mundo! Lá pelo 2 canecão de chopp todos serão como uma grande família!

Neste salão é onde fica a banda típica que toca as alegres marchinhas bavárias e os hits da Oktoberfest, o que faz o lugar ficar tão animado, além dos litros de cerveja consumidos, é claro. Uma hora ou outra você ouvirá o clássico “Ein Prosit der Gemütlichkeit“, um verdadeiro hino, que automaticamente transforma o salão em uma grande festa.
Se você for visitar Munique no verão e quer um lugar mais reservado, vá para o Biergarten que fica no interior da cervejaria, formando uma área externa, onde você pode apreciar as flores e a linda fonte. Quando fomos, também tinha uma bandinha, mas com musica bem mais calma e com o pessoal mais comportado. Se quiser ainda outra opção, há um Terraço nesta área onde você terá a vista do Biergarten e é bem mais sossegado.



Cervejas e Gastronomia
Opções de Cerveja de qualidade é o que não falta. Até mesmo eu que não sou muito fã da bebida provei e aprovei! Umas das opções são: a Hofbräu Dunkel (escura, de 1l), Hofbräu Original (clara, também de 1l) e a Münchner Weisse (de trigo de 0,5l). Você pode achar que 1l é muuuita cerveja, mas é o padrão consumido na cervejaria. Há também outras opções de bebidas como cervejas sem álcool, vinho, água ou refrigerantes.

Ouvimos dizer que os garçons são famosos por não serem muito simpáticos. Mentira! Pelo menos com a gente foram super queridos e atenciosos, até conseguimos arrancar alguns sorrisos deles justamente quanto pedimos uma cerveja de 0,5l e o garçom aproveitou para tirar um sarro conseguindo fazer com que mudássemos de ideia e irmos logo para a de 1l!


A hora de pedir a comida pode ser um susto, tantas coisas diferentes e o cardápio todo em alemão! Mas calma, a cervejaria tem cardápios disponíveis em inglês, é só você pedir ou procurar sob as mesas.
Se você não conhece nenhuma comida típica alemã, nossa dica é a Weisswurst, uma salsicha branca cozida em água, típica de Munique, parece feia mas é bem gostosa! Principalmente com a mostarda que vem de acompanhamento, adocicada e combina perfeitamente com a salsicha!
Para sobremesa indicamos a famosa AppfelStrudel, que é uma torta folhada de maçã, muito gostosa! Ela vem com uma geleia de morango, creme de baunilha e chantili.
Apesar da culinária alemã não ser muito conhecida, há inúmeros pratos deliciosos que eu acho que vale a pena experimentar, veja essa lista resumida dos nossos preferidos: O que experimentar:
Weisswurst (salsicha branca de Munique): cozida em água, servida sempre em dupla e acompanhada de mostarda doce. Apesar da aparência simples, é um clássico imperdível e muito saboroso.
Schweinshaxe (joelho de porco): crocante por fora e macio por dentro, servido com batatas e chucrute. É um dos pratos mais pedidos e ideal para dividir.
Bratwurst: salsichas grelhadas com tempero típico da Baviera, geralmente servidas com batata ou pão.
Pretzel (Brezn): gigante, macio por dentro e crocante por fora. Perfeito para beliscar entre uma cerveja e outra.
Apfelstrudel: a sobremesa mais tradicional da região, uma torta folhada de maçã com canela, acompanhada de creme de baunilha, chantilly ou até sorvete.
Kaiserschmarrn: uma espécie de panqueca doce desfiada, servida com açúcar de confeiteiro e compota de frutas vermelhas. Deliciosa para fechar a refeição!
Dica: os pratos são bem servidos, então se estiver em dupla vale dividir — assim você consegue provar mais variedades.
Cultura mantida
Uma tradição antiga na Hofbräuhaus são as canecas que ficam guardadas nos armários da cervejaria e protegidas por cadeados, como verdadeiras joias, pois são heranças de família, que passam por diversas gerações e continuam a frequentar a cervejaria. Quem faz parte destas famílias possui a chave deste armário, devidamente numerado e o direito de beber sua cerveja nestas canecas, cada vez que visitam à cervejaria.

Mesmo fora da época de Oktoberfest é possível encontrar pessoas vestidas com trajes típicos na Cervejaria e até mesmo pelas ruas próximas.

Loja de Suvenirs
Na entrada existe uma loja de Suvenirs toda relacionada à Cervejaria. Nossa dica é, passe nela na entrada porque depois de alguns canecos você vai querer levar tudo e o preço não é dos mais atrativos além do que levar um copo na mala não é a melhor opção. De qualquer forma vale a visita, as canecas de cerâmica são muito bonitas e sempre podemos considerar a opção de comprar um chaveiro ou o clássico imã de geladeira.

A Experiência vale a pena?
Sem dúvida, sim! A Hofbräuhaus não é apenas uma cervejaria, é um mergulho na cultura bávara. A combinação de história, música típica ao vivo, ambiente festivo, cervejas de qualidade e pratos tradicionais faz com que a visita seja uma experiência única em Munique.
Mesmo que você não seja fã de cerveja, vale a pena conhecer pela atmosfera contagiante, pela comida deliciosa e pelo sentimento de estar vivendo um pedacinho da verdadeira Baviera. Para nós, foi um dos pontos altos da viagem e com certeza um lugar para voltar em cada visita à cidade.
Economize na sua próxima viagem!
Compare passagens de trem na Europa com a Omio e ganhe £10 de desconto na sua primeira viagem!
Compre ingressos antecipados para as atrações mais procuradas do mundo com o melhor preço e com segurança.
Compre ingressos para as melhores atrações em Português e pagando em real!
Compre ou envie moedas como euro e dólar com IOF reduzido e segurança com a primeira transferência gratuita!
+ Para mais descontos, acessar nossa página de Descontos e Indicações.
Se você curtiu esse conteúdo, deixa um comentário aqui no blog contando se já fez esse passeio ou se ficou com alguma dúvida — vamos adorar te ajudar a planejar!
E pra continuar viajando com a gente, acesse o nosso canal no YouTube: tem vídeos completos das nossas experiências pelo mundo.
Acesse o canal Casal em Trip no YouTube e se inscreve pra não perder nada!